Iluminismo ou Iluminismos? A ideologia da razão nas escolas brasileiras
- Hugo Neto
- 16 de mar. de 2017
- 2 min de leitura
Iluminismo foi um movimento tão variado e vasto com tantos países e pensadores de visões e formas de pensar diferentes que devemos questionar o termo singular. Infelizmente na nossa triste realidade da educação brasileiras tendemos a associar o movimento como um todo ao movimento francês, extremamente associada ao uso da ideologia da razão e no entanto os movimentos na Inglaterra e EUA (para ficar nos principais) voltados respectivamente para uma sociologia da virtude e uma politica da liberdade acabam ficando de lado isso sem contar no russo, alemão, escocês, que muitas vezes nem se quer são lembrados.
Os philosophes franceses buscavam (de uma certa forma ate hostil) a liberdade tanto política quanto religiosa e utilizavam da razão como meio para isso. Em nome da razão que Voltaire lançou sua declaração de guerra contra a igreja “esmague a infame” e Diderot propôs enforcar o ultimo rei nas tripas do ultimo padre. Vale lembrar que esse pensamento não era hegemônico nem se quer na própria França, certamente não se aplicava a Rousseau e Montesquieu. Na Inglaterra e nos EUA a razão não teve um papel de elevada importância e não tinham a religião como inimigo supremo.
Para finalizar, acredito que o fato desse predomínio francês tem haver com o fato da nossa educação ter bases bastante fortes no pais franco, mas qual seria o problem

a de termos uma visão relativamente francesa? O problema e você olhar os outros iluminismos com o olhar/luz da experiência francesa e acabar tratando a revolução Americana como um preludio da revolução Francesa, mas de uma forma menor como se fosse uma grande preparação ou, acabar colocando a revolução Gloriosa como uma contrarrevolução ou alguns aspectos do iluminismo inglês como o de E. Burke como anti-iluminista. Devemos perceber as distinções e as singularidades de cada movimento, é óbvio que acabaram se influenciando de alguma forma, mas devemos lembrar que existiam outros fatores além de um pais influenciar o outro.
Kant fez a seguinte pergunta: “vivemos em uma era esclarecida?” Resposta: “Não mas vivemos em uma era de esclarecimento.”.
Sobre iluminismo inglês e norte americano recomendo Teoria dos Sentimentos Morais de Adam Smith e O Federalista A. Hamilton, J. Madison e J. Jay.
Comments